
É notável a qualidade e quantidade de novos pesquisadores se debruçando em compreender como o transcendente afeta a política internacional. Tem sido cada vez mais natural a busca de discentes em pesquisar temas como o papel da Igreja Católica na mediação de conflitos, os aportes das tradições hindus e budistas na paz, a contribuição das religiões africanas na compreensão da política, dentre outros temas de igual relevância. Intrinsecamente ligado a este primeiro aspecto, está a realização de eventos sobre o tema no país. Dentre estes, destacamos aqui o I Encontro Nacional de Política, Religião e Relações Internacionais (ENAPRIR), realizado em 2019 na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizado pelo CEPRIR (Centro de Estudos em Política, Religião e Relações Internacionais).
O Centro surge, no ano de 2017, com o objetivo de preencher uma lacuna de amplo diâmetro existente entre os internacionalistas brasileiros, que resulta de um profundo vazio de produção e reflexão sobre tal tema, um mais emblemáticos da interação humana. Sua formação está ligada à identificação, por parte de seus fundadores, do pouco espaço fornecido pelas instituições e, por conseguinte, grandes eventos de Relações Internacionais e Política no Brasil, para o debate aberto sobre a religião e seus temas correlatos. Dessa forma, o Encontro congregou cerca de cem pesquisadores de todos os cantos do país e permitiu um frutífero debate sobre a atuação da religião no contexto contemporâneo de uma política polarizada e que flerta com um passado que gostaríamos de ter esquecido. Na ocasião, os organizadores notaram que os debates ali propostos não poderiam ficar limitados aos muros da universidade. Logo se notou que ampliar o debate, compartilhar os achados científicos e explorar novos caminhos da interconexão religião/relações internacionais seria fundamental.
Esta obra é fruto deste memorável encontro. Ela congrega perspectivas diversas de intelectuais de todo o Brasil. Suas análises apresentam em comum um aspecto: religião e relações internacionais podem, definitivamente, ser reconciliadas e compreendidas como dois fenômenos sociais que dialogam – e precisam dialogar – na construção de atores e processos sociais.
O livro, organizado pelos professores Anna Carletti, Fábio Nobre e Marcos Alan Ferreira, pode ser acessado clicando aqui, ou acessando a área de publicações da nossa página, no menu principal, no topo do site.
Confira, abaixo, a capa e o conteúdo da publicação:

Relações Internacionais e Religião – hipóteses sobre possíveis causas de uma negligência investigativa no Brasil
Fábio Régio Bento
O Secular, o Secularismo e a Secularização: Conceitos análogos e concepções divergentes
Pedro Gustavo Cavalcanti Soares
Paz Justa: a nova teologia da construção da paz no cristianismo
Joyce Kelly Costa Silva
A Nova Geopolítica Papal de Francisco e seu impacto na Atual Ordem Mundial
Anna Carletti; Fábio R. F. Nobre
A Posição Política da Santa Sé frente à Islamização do Estado da Nigéria na Quarta República
Pedro Aluízio Resende Leão
A REPAM e seu Posicionamento estratégico entre o Vaticano e a Pan-Amazônia
Michel Santana de Souza; Marcos Vinicius de Freitas Reis
O Papel do Divino na Construção Retórica da Guerra ao Terror
Aline Gomes de Albuquerque
O Papel da Liberdade Religiosa na Política Externa dos Estados Unidos Para o Iraque e a Síria (2012-2016)
Igor Henriques Sabino de Farias
“E o Paraíso está aos pés das mãe”: o papel da mulher muçulmana xiita na transmissão, construção e manutenção da identidade religiosa e política: um estudo de caso
Patrícia Simone do Prado
Refugiados da Birmânia na Tailândia: da solidariedade à criação de políticas públicas
Nivaldo Inojosa de Farias; Marcos Alan S. V. Ferreira
