Eventos, Histórico

Mesa-redonda “Véus e vozes: Mulheres, Feminismo e Mudança Social no Islã”

O Centro de Estudos em Política, Relações Internacionais e Religião convida para a mesa-redonda “Véus e vozes: Mulheres, Feminismo e Mudança Social no Islã”, a acontecer no dia 16 de Junho, em conferência online no canal do CEPRIR no YouTube.

O feminismo islâmico é uma forma de feminismo preocupada com o papel das mulheres no Islã. É um discurso de mulheres que releram o Alcorão e a história islâmica inicial para recuperar sua religião da interpretação patriarcal e das práticas violentas. Este movimento visa destacar a participação e os direitos das mulheres, bem como dar autoridade teológica ao movimento pelos direitos das mulheres no mundo muçulmano. As feministas islâmicas fizeram várias tentativas de reviver um Islã favorável às mulheres e seus esforços receberam ambos os feedbacks: altamente bem-vindo e visto com considerável desconfiança. Os movimentos islâmicos de mulheres geraram uma linguagem capaz de atingir as jovens. Por meio do discurso, muitas mulheres jovens são capazes de desafiar as normas culturalmente arraigadas na família e na sociedade, argumentando que essas normas não têm nada a ver com o Islã, mas se concentram mais na tradição. Sua insistência em seguir o que é ‘islâmico’ em vez de familiar ou cultural pode potencialmente permitir que elas recuperem seu direito.


As inscrições gratuitas estão abertas e devem ser realizadas clicando aqui. Apenas inscritos terão direito aos certificados de participação, precisando ainda confirmar sua participação em lista de presença divulgada no momento da mesa-redonda.

O evento contará com a participação das seguintes pesquisadoras:

– Aycha Sleiman: Estudante de Relações Internacionais na Universidade Federal do ABC (UFABC) e fundadora do projeto des.orientese, que busca tornar acessível discussões sobre o Oriente Médio para o público brasileiro, a partir de uma perspectiva crítica. Atua principalmente nos seguintes temas: decolonialidade, feminismo árabe e Oriente Médio.

– Thaís Kierulff: Doutoranda em Relações Internacionais pela PUC-MG e Membro do GEOMM (Grupo de Estudos do Oriente Médio e Magreb). Graduada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Relações Internacionais pela PUC Minas Possui interesse em resolução de conflitos, segurança internacional, análise de política externa, papel de movimentos civis nas Relações Internacionais e integração regional

– Ana Gabriela Reis: Mestranda em Relações Internacionais (PPGRI/UEPB) com bolsa CAPES, e graduação em Relações Internacionais (Centro Universitário IESB). Atualmente compõe o Grupo de Estudos sobre Oriente Médio e Magreb (GEOMM), e o Centro de Estudos em Política, Relações Internacionais e Religião (CEPRIR). Suas áreas de interesse são: Gênero e Relações Internacionais; Estudos Pós-coloniais e Decoloniais; região do Oriente Médio e Norte da África com foco em resistência, movimentos sociais e feminismos.

Deixe um comentário