O Centro de Estudos em Política, Relações Internacionais e Religião convida para a mesa-redonda “Saberes, sabores e poderes: Arte, Literatura e Comida nas Religiões de Matriz Africana”, a acontecer no dia 24 de novembro, em conferência online no canal do CEPRIR no YouTube.
O epistemicídio não é simplesmente a extinção dos saberes de um determinado grupo cultural, mas também da sua desvalorização, a deslegitimação e a folclorização. Além de mecanismos de resistência à destruição deliberada dos seus conhecimentos, a literatura e a culinária religiosa afro-brasileira são expressões culturais profundamente entrelaçadas que desempenham um papel vital na preservação e divulgação das tradições espirituais e gastronômicas das comunidades afrodiaspóricas em todo o país. Através da literatura, seja na forma de poesia, contos ou romances, autores afrodescendentes têm explorado as complexas relações entre a espiritualidade, a diáspora africana e a identidade, oferecendo uma rica tapeçaria de histórias e reflexões. Enquanto isso, a culinária afro-religiosa é um testemunho tangível dessas conexões, incorporando ingredientes, técnicas e práticas ritualísticas transmitidas de geração em geração. Sua comida não apenas delicia o paladar, mas também serve como símbolo da conexão com a terra de origem e da celebração espiritual. Ambas as formas de expressão cultural desempenham um papel crucial na preservação da herança afro-religiosa e na promoção da compreensão e do respeito pelas diversas tradições afrodescendentes ao redor do mundo.

As inscrições gratuitas estão abertas e devem ser realizadas clicando aqui. Apenas inscritos terão direito aos certificados de participação, precisando ainda confirmar sua participação em lista de presença divulgada no momento da mesa-redonda.
O evento contará com a participação dos seguintes pesquisadores:
– Prof. Dr. Patrício Carneiro Araújo: Babalorixá e professor de Antropologia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Pós-doutorando em Antropologia Social na UFRN. Doutor e mestre em Ciências Sociais pela PUC/SP. Licenciado pleno em História. Autor de “Comida com gosto de política: alimentação e integração internacional numa nova diáspora africana” (2022), “A mesa das autoridades: o comer e o poder no candomblé” (2021), entre outros livros e artigos sobre cultura afro-brasileira, relações raciais no Brasil e alimentação. Coordenador do “Tierno Bokar: núcleo de pesquisas e estudos sobre o fenômeno religioso” (UNILAB/CNPq).
– Prof. Dr. Pedro Cavalcanti Soares: É graduado em Relações Internacionais, possui mestrado e doutorado em Ciência Política pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCP – UFPE), com estágio doutoral na Durham University (Inglaterra). Docente da graduação em Relações Internacionais na Faculdade Damas da Instrução Cristã e da graduação em Direito no Centro Universitário Boa Viagem (UniFBV). Coordenador do Núcleo de Estudos e Atuação em Relações Internacionais (NEARI) da Faculdade Damas. Editor da NEARI em Revista, revista científica do Núcleo de Estudos e Atuação em Relações Internacionais (FADIC). Integrante do grupo de pesquisa A Influência da Religião nas Relações Internacionais (UNIPAMPA) e do Centro de Estudos em Política, Relações Internacionais e Religião (CEPRIR).
