O Centro de Estudos em Política, Relações Internacionais e Religião, é uma organização descentralizada, que reúne pesquisadores de todo o território nacional, preocupados com as temáticas que envolvem o fenômeno religioso e a política internacional. O grupo foi formado em 2017, e institucionalizado durante o 6º Encontro da ABRI, no campus Coração Eucarístico da PUC Minas, em Belo Horizonte – MG. Na ocasião, membros do grupo apresentavam mais um painel sobre Religião e Relações Internacionais, no qual foi identificada a necessidade da criação de um fórum para abranger os interessados no subcampo.
O CEPRIR se propõe a preencher uma lacuna de amplo diâmetro existente entre os internacionalistas brasileiros, que resulta num profundo vazio de produção e reflexão sobre um dos temas mais emblemáticos da interação humana, a temática da religião na política internacional. Seguramente, tal vazio é decorrência de um distanciamento também global entre as Relações Internacionais e a religião, reflexo de uma suposta secularização do campo, teórico e prático, processo que teria sido iniciado após os tratados de Westphalia, ponto de partida da separação entre a religião e a política internacional.
Entretanto, a relação entre os novos Estados, suas populações, grupos e dinâmicas que se seguiram nos próximos três séculos, apenas demonstraram que o fenômeno religioso e seus desdobramentos jamais abandonaram o tecido social das relações internacionais (ri). Isto se comprova numa rápida observação do elemento religioso nas principais dinâmicas das ri, como a guerra, as migrações, o terrorismo, ou mesmo elementos dados como técnicos, como acordos de cooperação e tratados. Isso se não levarmos em consideração a atuação dos Estados ditos religiosos, como o Vaticano, o Irã, ou mesmo os Estados Unidos da América, no sistema internacional. Dessa forma, o Centro procura ocupar um espaço que foi intencionalmente aberto, uma brecha gerada por uma rachadura traumática e por muito tempo mantida por interesses diversos.
Os pesquisadores que coordenam o CEPRIR lideram, em suas respectivas instituições, grupos de pesquisa, núcleos de estudo, projetos e outras iniciativas de ensino, pesquisa e extensão no campo da Religião e Relações Internacionais, que podem ser acessadas navegando pela página. Caso haja interesse em participar do CEPRIR ou de um dos seus projetos, entre em contato.
Pesquisadores

Anna Carletti
(Currículo Lattes)
Professora Associada no Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pampa e Docente no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba. Possui graduação em Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas – Università Degli Studi Di Roma La Sapienza (1996), Especialização em História da China e da Ásia Oriental – I.S.I.A.O de Roma. É Doutora em História pela UFRGS (2007), Pós-Doutora em Ciência Política pela mesma instituição (2011). Pesquisadora Associada do Instituto de Estudos Asiáticos da Universidade Federal de Pernambuco. Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq “CEPRIR: Centro de Estudos em Política, Relações Internacionais e Religião” tendo sida uma de suas fundadoras. É coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero, Religião e Relações Internacionais (NEP-GEREL) e do Grupo de Estudos sobre Índia e Ásia Oriental junto ao Curso de Relações Internacionais da Unipampa. Suas atuais áreas de pesquisa são: Igreja Católica e Relações Internacionais; Religião e Teorias Feministas de Relações Internacionais.

Fábio Nobre
(Currículo Lattes)
Professor do Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais e da graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Pesquisa o campo da Religião e Relações Internacionais, com foco especial para a relação entre violência e religião. Doutor (2016) e mestre (2013) em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação no curso de Relações Internacionais, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É um dos coordenadores e fundadores do Centro de Estudos em Política, Relações Internacionais e Religião (CEPRIR) e líder do Grupo de Pesquisa de mesmo nome, (CEPRIR – CNPq/UEPB)

Fábio Régio Bento
(Currículo Lattes)
Professor Adjunto Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade S. Tommaso D’Aquino (Roma, 1996). Bacharel em Teologia; Mestre em Teologia Moral Social pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense (Roma, 1992). Pós-doutorado junto ao Núcleo de Estudos da Religião (NER) do PPG em Antropologia Social da UFRGS com pesquisa sobre Religião e Revolução na América Central.

Gabrielle Cosenza dos Santos
(Currículo Lattes)
Doutoranda e Mestre em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI / PUC-Rio). Bacharel em Ciências Sociais pela Fundação Getúlio Vargas (CPDOC-FGV). Atualmente pesquisa a transnacionalização de atores religiosos, com enfoque especial nas igrejas neopentecostais brasileiras. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Política, Relações Internacionais e Religião (CEPRIR) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Revisora e tradutora de textos acadêmicos.

Marcos Alan Shaikhzadeh Vahdat Ferreira
(Currículo Lattes)
Professor Adjunto da Univ. Federal da Paraíba (UFPB). Doutor em Ciência Política pela Unicamp (2010). Como Professor ou Pesquisador Visitante, esteve no Departamento de Pesquisas para a Paz e Conflitos da Univ. de Uppsala (Suecia) em 2014, na Universidade de Vechta (Alemanha) em 2017 e na National Defense University (NDU, Estados Unidos) em 2008. Atua voluntariamente em entidades educacionais da Comunidade Bahá’í como Institute for Studies in Global Prosperity e Lazos Learning.
Nivaldo Inojosa de Farias
(Currículo Lattes)
Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da UFPB. Graduado na Universidade Federal de Pernambuco e na Universidade de Florença (Itália). Foi do Secretariado Executivo à complexidade da vida diplomática, da Representação comercial internacional à representação de Organizações Internacionais diante da Organização Mundial das Nações Unidas, do Gerenciamento de projetos à Coordenação geral das operações de uma grande organização de nível mundial, o Movimento dos Focolares, em 8 países. Possui 30 anos de atividades profissionais e culturais nos Continentes Europeu e Asiático. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, vidas e costumes sociais, literatura, memória e poesia. Nos últimos dois anos foi professor no Curso de Relações Internacionais, na ASCES UNITA em Caruaru.
Patrícia Simone do Prado
(Currículo Lattes)
Pós-doutora em Ensino pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais sob a supervisão prof. Dr. Amauri Carlos Ferreira. Doutora em Relações Internacionais – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais com doutorado sanduíche no Líbano na Haigazian University. Mestra em Ciências da Religião – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Bacharel em Teologia pelo Seminário Batista do Estado de Minas Gerais. Atualmente é professora na PUC Minas e no ISTA – Instituto Santo Tomás de Aquino. Líder do RELIGERI – Grupo de Pesquisa Religião e Relações Internacionais – PUC Minas, pesquisadora do GRACIAS – Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e árabes – Universidade de São Paulo; GEOMM – Grupo de Estudos Oriente Médio e Magreb – PUC Minas, GPREPLUDI – Grupo de Pesquisa Religião, Pluralismo e Diálogo Inter-religioso – PUC Minas e Grupo de Pesquisa Teologia e Contemporaneidade – PUC Minas. Membro da ABRI – Associação Brasileira de Relações Internacionais.
Pedro Gustavo Cavalcanti Soares
(Currículo Lattes)
É graduado em Relações Internacionais, possui mestrado e doutorado em Ciência Política pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCP – UFPE), com estágio doutoral na Durham University (Inglaterra). Docente da graduação em Relações Internacionais na Faculdade Damas da Instrução Cristã e da graduação em Direito no Centro Universitário Boa Viagem (UniFBV). Coordenador do Núcleo de Estudos e Atuação em Relações Internacionais (NEARI) da Faculdade Damas. Editor da NEARI em Revista, revista científica do Núcleo de Estudos e Atuação em Relações Internacionais (FADIC). Integrante do grupo de pesquisa A Influência da Religião nas Relações Internacionais (UNIPAMPA) e do Centro de Estudos em Política, Relações Internacionais e Religião (CEPRIR).
