Evidência da expansão do campo de estudos da Religião e Relações Internacionais, assim como da consolidação do Centro de Estudos em Política, Relações Internacionais e Religião, diversos estudantes que compõem grupos vinculados ao CEPRIR estiveram presentes nos principais eventos de Relações Internacionais do país, nos últimos dias.
O 9º Encontro da Associação Brasileira de Relações Internacionais, a ABRI ocorreu de 25 a 27 de julho de 2023 na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Campus Coração Eucarístico), em Belo Horizonte/MG. Durante o encontro, foram apresentados trabalhos de autoria de alunos do Centro, que puderam debater e receber críticas e sugestões sobre suas pesquisas.
Durante a Mostra de Iniciação Científica e Extensão, a estudante Maria Gisele Macêdo, integrante do Grupo de Pesquisa do CEPRIR (CNPq/UEPB) apresentou o trabalho o “A Religião Digital como um contraponto ao Secularismo na Política dos Estados Unidos”. Já Vivian Regia Veras Oliveira, também integrante do Grupo, apresentou o trabalho “Religião e Soberania nos Microestados do Sistema Internacional“. Ambos os textos foram fruto de trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos durante o último ano.
Já nas sessões temáticas, a estudante Ellen Gomes Passos, que integra o Núcleo de Gênero do CEPRIR apresentou o artigo “’E quem olha por nós?’: Uma análise feminista da opressão interseccional vivida no cárcere feminino em meio a pandemia de Covid-19 no Brasil (2020-2022)”. Ainda nos painéis temáticos, o pesquisador Felipe Vidal Benvenuto Alberto, integrante do Grupo do CEPRIR (CNPq/UEPB), apresentou o paper “De Cardenal a Ortega: un análisis de la conflictiva relación contemporánea entre la Iglesia Católica y el populismo nicaragüense del Frente Sandinista de Liberación Nacional”. Felipe foi ainda debatedor no painel chamado “Religion and Secularism in Global Politics”



Em sua vigésima sétima edição, o Encontro Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais – ENERI pela primeira vez foi sediado na Região Norte do Brasil, de 3 a 6 de Agosto, na cidade de Belém do Pará, organizado por seis universidades. Durante o evento, a estudante Maria Eduarda Diniz de Medeiros, integrante do Grupo de Pesquisa do CEPRIR, apresentou o artigo “Decolonialismo, Gênero e Comunidades
Tradicionais de Matriz Africana: as Mulheres na Casa das Minas”.

O CEPRIR parabeniza seus integrantes e orientadores pela destacada participação nos eventos, o que demonstra a excelência dos debates conduzidos pelo Centro, e sua importância para que a religião siga sendo discutida nos principais fóruns do campo das RI no Brasil.


