
Será lançado, na próxima sexta-feira (13.05.2022), o novo livro do professor Fábio Régio Bento, “Meditação, militância e transcendência: Com Comentários de Frei Betto e Rodrigo Estrada”. O livro representa a segunda publicação totalmente autônoma do Centro de Estudos em Política, Relações Internacionais e Religião, contribuindo com o objetivo do Centro de expandir o acesso e a propagação do conhecimento na temática de Religião, Política e Relações Internacionais.
O evento contará com a participação do autor e da debatedora Suelen Aires Gonçalves, graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGCS/PUCRS) e integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Segurança e Administração da Justiça Penal (GPESC/PUCRS). Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-UFRGS) e integrante do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania (GPVC).
Fábio Bento, membro fundador do CEPRIR, é Professor Associado Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bacharel em Ciências Sociais, Mestre em Ciências Sociais, Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade S. Tommaso D’Aquino (Roma, 1996). Bacharel em Teologia; Mestre em Teologia Moral Social pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense (Roma, 1992). Pós-doutorado junto ao Núcleo de Estudos da Religião (NER) do PPG em Antropologia Social da UFRGS com pesquisa sobre Religião e Revolução na América Central.
“Meditação, militância e transcendência” é o seu décimo segundo livro.

“Eu vejo você, Mara”. Buda viu Mara em ação e não se assustou, nem deu corda para ele. Não brigou com Mara nem entrou no mérito de suas narrativas. Jesus viu o príncipe deste mundo em ação e não se assustou nem deu corda para ele. Ver Mara e a sua normalidade samsárica faz parte do caminho de libertação da visão, dos olhos, faz parte da mudança da normalidade samsárica para a normalidade da Sabedoria.
Como a gente pode ver Mara? Com a prática da meditação, oração. Entre os tantos e maravilhosos métodos de meditação um deles é o método prático de meditação apresentado pelo Senhor Buda no Satipatthana Sutta, um ensinamento prático usado não somente por budistas, mas como treinamento de plena atenção também por cristãos e leigos. O que compartilharemos aqui será apenas o modesto ponto de vista empírico de um praticante amador.
A mesa de lançamento será transmitida ao vivo pelo canal do CEPRIR no YouTube, podendo ser acessada por aqui.
